O que é a

MNR?

uma iniciativa
pública, gratuita
e sem Fins lucrativos

A Mostra Nacional de Robótica é uma mostra científica que busca estimular o estudo e a pesquisa na área da Robótica. É voltada para alunos do ensino fundamental, médio, técnico e alunos de Graduação, pós-graduação ou pesquisadores da área. Os estudantes e orientadores desenvolvem projetos com robótica durante o ano letivo, cadastram seu projeto no Sistema Olimpo em forma de artigo, junto com vídeos ou fotos do trabalho sendo desenvolvido.

Os trabalhos selecionados participam da Mostra Presencial, onde os alunos devem apresentar seu projeto para o público e para avaliadores da Mostra. Os projetos mais bem avaliados concorrem a bolsas de Iniciação Científica Júnior CNPQ/MNR, para que o trabalho continue sendo desenvolvido.

Parceiros:

Objetivos


01

Promover e valorizar o aprendizado interdisciplinar, colaborativo, investigativo e com foco na experimentação e inovação;


02

Estimular os jovens do ensino fundamental, médio e técnico às carreiras científico-tecnológicas, bem como valorizar os trabalhos por eles desenvolvidos, gerando melhores condições para seu aprimoramento técnico e pessoal;


03

Identificar e estimular potenciais talentos mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica;


04

Unir jovens, desde o ensino fundamental, médio, técnico, até universitários , pós graduandos e pesquisadores da robótica e educação, proporcionando assim a troca de experiências e o aprimoramento de ideias e tecnologias.


05

Propiciar o desenvolvimento e a difusão de metodologias para o ensino com robótica;


06

Divulgar a ciência e tecnologia junto à sociedade brasileira, principalmente os avanços tecnológicos e científicos na área de Robótica, Automação e Engenharia.

CARACTERÍSTICAS

01

Valorizar o conhecimento interdisciplinar e integrado, estimulando a submissão de trabalhos nas fronteiras entre a robótica e diversas outras áreas do conhecimento, tais como: artes, humanidades, ciências e inovação, além das áreas técnicas da robótica como: eletrônica, mecânica, computação, desenho técnico e similares.

02

Aproximar o jovem da ciência e tecnologia utilizando uma linguagem abrangente e inclusiva, já que os trabalhos podem ser submetidos à mostra em formato multimídia (vídeos, fotos, etc.), além do formato tradicional (artigos científicos). Autores de todas as idades são bem-vindos utilizando vários tipos de linguagem.

03

Promover uma grande difusão da área de robótica através da disponibilização de um grande banco de dados on-line de atividades e instituições que atuam na área de robótica em formato multimídia.

Origens e

Eventos co-irmãos

A MNR foi criada para atuar principalmente na ponte entre a competição/extensão e o ensino/pesquisa para o público do ensino fundamental, médio e técnico, bem como criando mecanismos para a divulgação de material pedagógico para docentes do ensino fundamental, médio e técnico e promovendo sua reciclagem assim complementando e interligando as iniciativas já existentes: a Competição Brasileira de Robótica (CBR), cujo foco principal é o público universitário, a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), cujo foco principal são os jovens do ensino fundamental, médio e técnico, e o Workshop de Robótica Educacional (WRE), cujo foco são os professores e pesquisadores da área de educação.