Instruções Gerais para a Mostra Presencial Nacional 2018

Todos os autores de projetos submetidos através do sistema Olimpo para a MNR estão convidados a apresentar na Mostra Presencial seus trabalhos independente do resultado da avaliação, mas somente poderão ser apresentados os projetos em que os autores preencham e enviem o formulário de “Confirmação Participação Mostra Presencial – MNR”.

MANUAL DO EXPOSITOR: Detalhes sobre o regras, procedimentos, espaço físico, infra-estrutura, bem como detalhes do formato do pôster e outras informações referentes as Mostras Presenciais Nacional e Regionais estão disponíveis no Manual do Expositor aqui

Procedimento de Confirmação de Presença

O formulário está disponível no sistema Olimpo > Menu: Minhas Participações.

  • Somente deve ser preenchido 1 (um) formulário por um(a) autor(a) de um ou mais projetos. Para submeter o formulário clique no botão “Salvar”. As informações registradas no formulário serão a base para organizar a agenda de apresentações da Mostra.
  • A confirmação da presença deve ser realizada até a data divulgada no site da MNR no menu: Mostra NACIONAL > Agenda MNR NACIONAL.
  • A agenda de apresentações será divulgada no site da MNR na data divulgada no site da MNR no menu: Mostra NACIONAL > Agenda MNR NACIONAL.

ATENÇÃO: Projetos sem a confirmação de presença registrada no sistema não poderão se apresentar.

Informações sobre a Mostra Nacional 2018

LOCAL: Centro de Convenções de João Pessoa
Cidade de João Pessoa / Estado da Paraíba – Brasil

http://www.cecon.pb.gov.br/en/sobre/

LOCALIZAÇÃO (ENDEREÇO): (http://www.robotica.org.br/)

PASSAGENS E HOSPEDAGEM: Os participantes possuem total liberdade de escolha para compra dos serviços de hospedagem e passagens, oferecemos sugestões para facilitar a aquisição das mesmas.

Sugestões para Hospedagem: (http://www.robotica.org.br/)

ALIMENTAÇÃO: Não é permitido comer ou beber no local de apresentação dos projetos (estandes) ou na área das competições, será disponibilizado um local reservado e identificado para alimentação. A MNR não fornece alimentação.

Informações locais: No Centro de Eventos existem locais para alimentação.

CARTA-CONVITE: O documento estará disponível para todos os participantes no sistema Olimpo (menu: Meus Documentos > Documentos), onde poderá ser impresso ou gerado documento digital (PDF) após o encerramento das inscrições.

Período de apresentação dos trabalhos: 07 a 10 Novembro de 2018.

Cronograma:

  • Os participantes somente poderão realizar a apresentação dos trabalhos após o credenciamento.
  • As apresentações serão realizadas por turnos e cada turno terá 3 horas de duração: Manhã (9hs ao 12hs) e Tarde (14hs as 17hs).
  • Informações específicas sobre indicação local da apresentação (número do estande) serão divulgadas pela Comissão Organizadora no local do evento.

ATENÇÃO: Na MNR 2018 cada equipe deve apresentar o seu trabalho 1 vez em 1 turno, caso alguma equipe tenha interesse em apresentar mais de 1 vez, peço que faça a solicitação por e-mail informando o nome do trabalho completo e a data e turno desejado e verificaremos a disponibilidade.

SOLICITAÇÃO DE ALTERAÇÃO: Para solicitar alterações referente ao dia e turno de apresentação, deverá ser enviado e-mail (organizacao@mnr.org.br) para a Organização para verificar a possibilidade de alteração até a data divulgada no site da MNR no menu: Mostra NACIONAL > Agenda MNR NACIONAL.

ATENÇÃO: Não serão realizadas alterações na agenda de apresentações no local do evento.

Agenda de Apresentações (distribuição dos trabalhos confirmados por turnos) – Atualizado: 29/10/2018

Todo participante da MNR em sua chegada ao evento deverá procurar o local da recepção/credenciamento. Lá deverá, obrigatoriamente, apresentar o “Termo de Participação e Uso de Imagem” e retirar seu Crachá de Expositor.

  • TERMO DE PARTICIPAÇÃO E USO DE IMAGEM: o documento estará disponível para todos os participantes no sistema Olimpo (menu: Meus Documentos > Documentos) após o encerramento das inscrições. O termo deve ser impresso, assinado e levado no local do evento e entregue na Secretaria para o credenciamento. Somente mediante a entrega deste documento será entregue o Crachá para acesso e participação do evento. ATENÇÃO: participantes menores de idade deverão trazer o documento assinado pelos Pais ou Responsável Legal.
  • CRACHÁ: Para confecção do Crachá serão utilizadas as informações da base de dados do sistema Olimpo, e por esse motivo pedimos que revisem os dados do seu cadastro pessoal no sistema, observando principalmente o seu NOME, INSTITUIÇÃO DE ENSINO e FOTO (do rosto do participante) até a data divulgada no site da MNR no menu: Mostra NACIONAL > Agenda MNR NACIONAL.
    • Para revisar os seus dados: acesse o sistema Olimpo, escolha a opção Meus Dados > Meu Cadastro.
    • Para inserir ou alterar sua foto: acesse o sistema Olimpo, passe o mouse sobre a Foto e clique em Alterar Foto.

ATENÇÃO:

  • NÃO será permitido acesso ao local das apresentações sem crachá. O expositor que não retirar seu crachá será considerado ausente.
  • Não será emitido Crachá sem foto ou com imagem que não seja do rosto do participante. A organização do evento não se responsabilizará por eventuais atrasos para apresentação do trabalho por não terem crachá devido a falta de foto ou informações incorretas de cadastro. Este procedimento prévio agilizará o processo de credenciamento evitando filas.

PREPARAÇÃO: Os autores de trabalhos – em todas as modalidades – deverão preparar um pôster, imprimi-lo e utilizá-lo na apresentação do trabalho na Mostra Presencial com as seguintes características:

  • Utilizar o layout modelo padrão de pôster da MNR. O arquivo do modelo está disponível aqui, no formato MS-PowerPoint(.ppt).
  • O título do pôster deve ser o mesmo do trabalho submetido à MNR via sistema Olimpo;
  • O tamanho do pôster para impressão é 90cm (alt) x 60cm (larg). A impressão do pôster é de responsabilidade da equipe.

ATENÇÃO: O pôster que estiver em desacordo com o layout padrão de pôster da MNR terá a avaliação prejudicada na Mostra Presencial e não será publicado na Mostra Virtual.

SUBMISSÃO: O arquivo do pôster após ter as informações do trabalho registradas, deverá:

  1. Ser convertido para o formado Acrobat Reader (.pdf);
  2. Enviado à Organização da MNR por e-mail (organizacao@mnr.org.br) até a data divulgada no site da MNR no menu: Mostra NACIONAL > Agenda MNR NACIONAL.

ATENÇÃO: O arquivo do pôster enviado para a Organização da MNR será incluído como material para o acervo virtual, sendo publicado na Mostra Virtual.

A MNR terá avaliadores em todos os períodos para avaliação dos trabalhos presenciais. Não é possível, contudo, agendar dia ou horário para a avaliação de um trabalho.

Os trabalhos serão avaliados para possível publicação nos Anais da MNR, publicação na Mostra Virtual, bem como atribuição de menções honrosas.

Para outras informações sobre os procedimentos de avaliação acesse: Instruções Gerais para Participação.

EVENTOS ROBÓTICA 2018:

OBR – 12º Olimpíada Brasileira de Robótica (www.obr.org.br)
CBR – 16º Competição Brasileira de Robótica (www.cbrobotica.org)
LARC – 17º Competição Latino-Americana de Robótica (www.cbrobotica.org)

Simpósios:
LARS – 15º IEEE Latin American Robotics Symposium e SBR – Simpósio Brasileiro de Robótica
WRE – 9º Workshop de Robótica Educacional

Veja detalhes no site da Robótica 2018: (www.robotica.org.br)

Seja VOLUNTÁRIO na ROBÓTICA 2018:

Você poderá ajudar em todos os sub-eventos do Robótica 2018 como a LARC/CBR, OBR e MNR.

Para participar, preencha o Formulário de Voluntário, que entraremos em contato.

ATENÇÃO:

  • Evento será realizado entre os dias 6 e 10 de novembro, em João Pessoa, PB.
  • Os voluntários irão ajudar em todos os sub-eventos do Robótica 2018.
  • O serviço voluntário é realizado de forma espontânea e sem o recebimento de ajuda financeira ou qualquer outro tipo de remuneração. Além disso, o evento também não irá fornecer nenhum auxílio com viagem ou estadia, apenas uma camiseta e alimentação durante os dias que a pessoa estiver auxiliando efetivamente no evento.

COMO APRESENTAR (ESCOPO) e ESTRUTURA LOCAL:

  • A exposição presencial da MNR é inerentemente prática, é importante e necessário que nela existam protótipos, desenhos, robôs e similares sempre que isso for pertinente à natureza do trabalho.
  • Caso não seja possível aos autores transportarem os protótipos (no caso de grandes volumes, por exemplo), solicita-se aos autores para que desloquem à mostra pelo menos uma parte representativa do trabalho (a ser definida pelos autores em cada caso).
  • Os trabalhos devem estar acompanhados de um PÔSTER. Principalmente para casos onde não existem protótipos físicos (tais como alguns trabalhos em modalidades como ensino ou desenho artístico), solicita-se maior atenção dos autores na elaboração do pôster de apresentação ao trabalho.
  • Para o projeto inscrito em Modalidades referente ao Ensino Fundamental, Médio e Técnico, este projeto deverá ser apresentado necessariamente por pelo menos 1 (um) estudantes/autor, sendo proibida a apresentação exclusivamente por professor/tutor.
  • Todos os participantes presentes no evento receberão Certificado de Participação.

Estrutura:

  • A MNR presencial ocorrerá no mesmo local que os eventos CBR e OBR e em paralelo com esses eventos com entrada franca ao público. Os trabalhos serão apresentados diretamente ao público presente.
  • Estrutura para apresentação: erá disponibilizado para cada trabalho (equipe) um estande com a dimensão: 2m x 2m com iluminação, ponto de energia (220v),  1 mesa e 1 gancho para fixação do pôster.
  • Os autores poderão levar laptops ou computadores para seus estandes, exibindo, por exemplo, vídeos de seus trabalhos apresentando seu processo criativo, exibição dos protótipo em situações específicas ou seu processo de fabricação/produção.
  • Os autores deverão providenciar extensões elétricas e plugs adaptadores se necessário.