Selecionados para as Bolsas CNPq MNR 2020

A Mostra Nacional de Robótica (MNR) anualmente premia os participantes com Menções Honrosas e Publicação dos trabalhos nos Anais e Mostra Virtual do evento, e na edição de 2020, 50 (cinquenta) Bolsas de Iniciação Científica Junior – CNPq para os estudantes (autores) foram destinadas aos trabalhos que obtiveram os melhores resultados nas avaliações executadas pela MNR através da Mostra Virtual.

Serão enviadas por e-mail (para todos os responsáveis pela inscrição dos projetos no sistema Olimpo) as informações para conclusão do processo de candidatura à premiação de estudantes com Bolsas ICJ. Pedimos que, caso os responsáveis indicados na relação dos trabalhos candidatos não recebam o e-mail, entrem em contato urgente pelo e-mail: organizacao@mnr.org.br.

Confira a lista de trabalhos premiados em ordem alfabética:

Projeto Escola Classificação Modalidade Cidade/Estado Qtde Bolsas
A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DE INCLUSãO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA ESCOLA MUNICIPAL DOUTOR RODOLFO AURELIANO Pública (Municipal) Ensino Fundamental, Médio e Técnico Recife/PE 1
APLICABILIDADE DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO APRENDIZAGEM COMO APOIO AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO IEMA UP ITAQUI BACANGA IEMA – UNIDADE PLENA ITAQUI BACANGA Pública Ensino Fundamental, Médio e Técnico São Luís/MA 2
Brincar, Os primeiros passos para uma cidade Inteligente e Modelada. CENTRO DE CIENCIA TECNOLOGIA, INOVAÇAO Pública (Municipal) Ensino Fundamental, Médio e Técnico Boa Vista/RR 1
CAPELA- COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA/AMPLIADA PARA PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM (ELA) ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA MONTEIRO LOBATO E E EF Sertanópolis Pública (Estadual) Meninas na Robótica (Ensino Fundamental, Médio e Técnico) Sertanópolis/PR 1
CAT: CASA ACESSÍVEL TECNOLÓGICA EMEF JOSÉ MARIANO BECK Pública (Municipal) Ensino Fundamental, Médio e Técnico Porto Alegre/RS 3
Chuveiro Inteligente ShowerLux CEET – VASCO COUTINHO Pública (Estadual) Ensino Fundamental, Médio e Técnico Vila Velha/ES 1
CONTROLADOR PID APLICADO AO RASTREAMENTO DE TRAJETÓRIA Instituto Federal do Mato Grosso do Sul – Campus Naviraí Pública (Federal) Ensino Fundamental, Médio e Técnico Naviraí/MS 1
COVID BUTLER CENTRO EST EDUC PROFIS PEDRO B NETO Pública (Estadual) Ensino Fundamental, Médio e Técnico Cascavel/PR 2
DESAFIO CRIATIVO: ROBÓTICA COMO MÉTODO DE ENSINO – APRENDIZAGENS Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Pública (Estadual) Ensino Fundamental, Médio e Técnico Brejo/MA 2
DESENVOLVIMENTO DE MÁQUINA CNC CONTROLADA REMOTAMENTE PARA USO DIDÁTICO Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Santos Dumont Pública (Federal) Ensino Fundamental, Médio e Técnico Santos Dumont/MG 1
DESENVOLVIMENTO DE PHMETRO COM PLATAFORMA ARDUINO PARA DEFICIENTES VISUAIS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPB Campus Catolé do Rocha Pública (Federal) Ensino Fundamental, Médio e Técnico Catolé do Rocha/PB 2
DISPENSER AUTOMÁTICO DE ÁLCOOL – SMART GEL CEET – VASCO COUTINHO Pública (Estadual) Meninas na Robótica (Ensino Fundamental, Médio e Técnico) Vila Velha/ES 1
ESTRUTURA DE ROBÔ SEGUIDOR DE LINHA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Suzano Pública (Federal) Ensino Fundamental, Médio e Técnico Suzano/SP 1
FÍSICA E ROBÓTICA EDUCACIONAL: DESCRIÇÃO DOS PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO DE SENSORES UTILIZADOS EM ROBÔS PARA A MODALIDADE BUSCA E RESGATE Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Suzano Pública (Federal) Ensino Fundamental, Médio e Técnico Suzano/SP 1
IRRIGAÇÃO AUTOMATIZADA CONSTRUÍDA COM ARDUINO, MONITORADA/OPERADA POR UM SISTEMA SUPERVISÓRIO E APLICADA EM UMA PLANTAÇÃO DE COENTRO ESCOLA MUNICIPAL MARIO SOARES PALMEIRA Pública (Municipal) Ensino Fundamental, Médio e Técnico São Miguel dos Campos/AL 1
JOGO DE CONSCIENTIZAÇÃO MARÍTIMA (JCM) Escola Técnica Estadual Edson Mororó Moura Pública (Estadual) Ensino Fundamental, Médio e Técnico Belo Jardim/PE 1
LIQUATICA – Uma Alternativa para Redução da Poluição Marinha (Aperfeiçoamento) UMEFTI ULISSES ALVARES Pública (Municipal) Ensino Fundamental, Médio e Técnico Vila Velha/ES 3
Meu professor robô 2.0 EMEF DUQUE DE CAXIAS Pública (Municipal) Ensino Fundamental, Médio e Técnico João Pessoa/PB 1
O uso do processamento de imagem em robô móvel para busca e resgate Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Suzano Pública (Federal) Ensino Fundamental, Médio e Técnico Suzano/SP 1
Paisagismo: uma proposta de redução da temperatura de salas de aula para melhoria do conforto da aprendizagem e incremento na aprendizagem Escola de Tempo Integral MÁRIO PEREIRA PINTO Pública (Estadual) Meninas na Robótica (Ensino Fundamental, Médio e Técnico) Campo Limpo Paulista/SP 1
PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE LABORATÓRIO PARA ENSINO DE ROBÓTICA COM ARDUINO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPB Campus Catolé do Rocha Pública (Federal) Ensino Fundamental, Médio e Técnico Catolé do Rocha/PB 1
Protótipo de um Robô Guindaste MONTEIRO LOBATO E E EF Pública (Estadual) Ensino Fundamental, Médio e Técnico Sertanópolis/PR 1
PROTÓTIPO PARA ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA POR MEIO DA ELETRÓLISE ESCOLA DE REFERENCIA EM ENSINO MEDIO DE BELO JARDIM Pública (Estadual) Ensino Fundamental, Médio e Técnico Belo Jardim/PE 1
Prototipo robotico em alerta para uma pele saudavel (Aperfeicoamento) UEB ENS FUND JUSTO JANSEN Pública (Municipal) Ensino Fundamental, Médio e Técnico São Luís/MA 2
RAPHO: Robô de Atendimento Pré-Hospitalar Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Paulo Freire Pública (Municipal) Ensino Fundamental, Médio e Técnico João Pessoa/PB 2
RBI-19 Colegio Estadual da Policia Militar Padre Pelagio Pública (Estadual) Ensino Fundamental, Médio e Técnico Goianira/GO 2
Robô Guia Dorinha:Acessibilidade para o deficeinte visual EMEIEF ANALICE CALDAS Pública (Municipal) Ensino Fundamental, Médio e Técnico João Pessoa/PB 1
ROBOBIT, a jornada em busca do diamante EMEF Profa. Adelaide Pedroso Racanello Pública (Municipal) Ensino Fundamental, Médio e Técnico Ourinhos/SP 1
ROBOSCÓPIO: Um microscópio inteligente feito de Lego EMEF Profa. Adelaide Pedroso Racanello Pública (Municipal) Ensino Fundamental, Médio e Técnico Ourinhos/SP 1
ROBÓTICA & HISTÓRIA DO BRASIL EMEIEF PROF ANIBAL MOURA Pública (Municipal) Ensino Fundamental, Médio e Técnico João Pessoa/PB 1
Robótica Aplicada à Medicina INSTITUTO FEDERAL DE SAO PAULO CAMPUS BIRIGUI Pública (Federal) Ensino Fundamental, Médio e Técnico Birigui/SP 1
SISLÊNCIO 2.0: DESENVOLVIMENTO DE UM DISPOSITIVO DE MONITORAMENTO DE RUÍDOS EM ESPAÇOS FECHADOS Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Tocantins – Campus Porto Nacional Pública (Federal) Ensino Fundamental, Médio e Técnico Porto Nacional/TO 1
Sistema de deteccao de gases toxicos asfixiantes e inflamaveis ( SDGTAI) ESCOLA DE REFERENCIA EM ENSINO MEDIO DE BELO JARDIM Pública (Estadual) Ensino Fundamental, Médio e Técnico Belo Jardim/PE 2
SISTEMA IORNS – SISTEMA DE NOTIFICAÇÃO REMOTA DE ENTRADA E SAÍDA Colegio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará Pública (Federal) Ensino Fundamental, Médio e Técnico Fortaleza/CE 2
Synesthesia Vision – Bengala Sensorial IFPE RECIFE Pública (Federal) Ensino Fundamental, Médio e Técnico Recife/PE 1
Synesthesia Vision – Sistema de localização indoor IFPE RECIFE Pública (Federal) Ensino Fundamental, Médio e Técnico Recife/PE 1
Trem Alfabetizador Escola Municipal do Ensino Fundamental Antenor Navarro Pública (Municipal) Ensino Fundamental, Médio e Técnico João Pessoa/PB 1

 

Esta premiação somente foi possível devido a parceria Mostra Nacional de Robótica (MNR) com CNPq, CAPES, MEC, MCTIC e SEPED, através da Chamada Nº 27/2018 – Processo: 439957/2018-4.

A modalidade de Bolsa Iniciação Científica Júnior – ICJ tem por finalidade despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre Estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico da Rede Pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado de instituições de ensino superior ou institutos/centros de pesquisas.

A Bolsa ICJ-CNPq é um prêmio ao Estudante e torna-se vigente no ano seguinte a aprovação do projeto para e pela MNR, oferece um valor mensal no período de até 12 meses ao estudante.

O Estudante, além de ter tido um excelente desempenho em seu trabalho, para receber a bolsa também deve atender os critérios do CNPq para bolsistas, vejas os critérios na página: http://www.mnr.org.br/bolsistas-icjr/

Após a aprovação pela MNR e CNPq, durante o período de vigência da bolsa, o Estudante deve cumprir tarefas referentes ao desenvolvimento do seu trabalho, veja como funciona na página: http://www.mnr.org.br/bolsistas-icjr/atividades-gerais/

Parabéns a todos os alunos e professores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *